Eleitores podem consultar sua situação eleitoral no site do TSE
Os eleitores que ainda não cadastraram sua biometria têm até esta segunda-feira (8) para utilizar os serviços da Justiça Eleitoral pela internet, através do sistema de autoatendimento conhecido como Título Net. Após esse prazo, aqueles que não possuem registro biométrico precisarão comparecer a um cartório eleitoral caso necessitem regularizar seu título para votar nas eleições municipais, agendadas para outubro.
A verificação da situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para os eleitores que já possuem registro biométrico, os serviços no Título Net permanecem disponíveis, assim como o atendimento presencial em todas as unidades da Justiça Eleitoral. A data limite para atualização do título eleitoral é 8 de maio.
Do dia 9 de maio até 5 de novembro, o cadastro eleitoral estará suspenso para novas solicitações de alistamento, transferência de domicílio e revisão eleitoral. Durante esse período, os serviços estarão indisponíveis pois a Justiça Eleitoral estará dedicada à organização das eleições municipais.
A falta de registro biométrico não impede o eleitor de participar das eleições municipais. Contudo, a Justiça Eleitoral ressalta que a biometria proporciona maior segurança ao voto, além de ajudar a reduzir as filas nas seções eleitorais.
Para aqueles que estão obtendo o título pela primeira vez, o cadastro biométrico é obrigatório e gratuito. Nesse sentido, os jovens que estão iniciando seu alistamento devem utilizar o Título Net até esta segunda-feira e comparecer a um cartório eleitoral na data agendada.