A Polícia Militar do Amazonas apreendeu 50 kg de pasta base de cocaína que eram transportados, do Peru para Manaus, dentro de um carregamento de 20 mil botijões de gás de cozinha em uma balsa que navegava pelo Rio Solimões, na noite desta quarta-feira (1), na altura do município de São Paulo de Olivença, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Peru e o Brasil.
Segundo o Comando do 8° Batalhão da PM, a apreensão aconteceu após uma denúncia. À polícia foi informada que algumas pessoas estariam usando uma canoa para transportar botijas de gás de cozinha da ilha peruana de Islândia para embarcar em uma balsa ancorada no porto de Benjamin Constant.
A embarcação foi interceptada durante o trajeto no Rio Solimões e nas buscas encontraram a droga dentro das botijas, que estavam vazias e seriam reabastecidas em Manaus.
Os PMs verificaram as 20 mil botijas e desconfiaram das que estava pesadas, diferente das outras que estavam vazias e leves.
Cerca de 50 kg de pasta base de cocaína foram encontradas e dois tripulantes da balsa foram presos e levados junto com o entorpecente para a Delegacia da Polícia Federal em Tabatinga, na mesma região de fronteira.