SSP-AM: Festival de Parintins terá reconhecimento facial e de placas

Como parte do reforço na segurança, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) instalou cerca de 80 câmeras do Sistema Paredão, com tecnologia de reconhecimento facial e de placas, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

Os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos da cidade e vão auxiliar as Forças de Segurança na localização de pessoas procuradas e veículos com restrição de roubo ou furto.

Como funciona

O secretário executivo adjunto explicou que todos os três Centros estão interligados, desta forma, toda a comunicação entre as Forças de Segurança relacionada à Operação Parintins, passa entre esses três Centros integrados e entre as ações está o monitoramento de pessoas suspeitas a partir do reconhecimento facial.

“O CICC ele integra todos os órgãos, em especial a Polícia Militar que está aqui com maior efetivo na rua. Então, ao identificarmos um elemento suspeito através das nossas câmaras de monitoramento facial, acionamos o policial que está na rua, aqui em Parintins, e ele faz a abordagem desse cidadão suspeito”, enfatizou.

A identificação é feita a partir de imagens captadas e dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de dados do Departamento de Trânsito Estadual (Detran-AM).

Todo o Sistema tem 95% de assertividade. No entanto, em caso de pessoa suspeita identificada, ela será abordada e, em seguida, encaminhada para a unidade da Polícia Civil para cruzamento de informações.

Reconhecimento de placa

Além da tecnologia de reconhecimento facial, a SSP-AM trouxe para Parintins, as câmeras do Sistema de reconhecimento de placas. As ferramentas estão sendo utilizadas na cidade, desde o início do mês de junho, e resultaram na identificação de 21 motocicletas com restrições de roubo ou furto. Todo o manuseio é realizado por operadores do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o Paredão.

Entrega

A tecnologia foi entregue pelo Governo do Amazonas, no dia 16 de junho. As câmeras estão integradas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que, ao identificar um rosto, o sistema realize automaticamente o cruzamento com ordens judiciais em aberto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fique por dentro

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Receba as notícias!

Veja também

Comentários