A legislação que institui o programa Pé de Meia será sancionada hoje.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que os alunos do 3º ano do ensino médio receberão incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A divulgação ocorreu durante uma coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Enem 2023, com a pasta disponibilizando também os resultados individuais dos participantes.
Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará hoje a lei que estabelece o programa Pé-de-Meia. Esta iniciativa visa criar uma espécie de bolsa-poupança para apoiar estudantes de baixa renda na conclusão do ensino médio. “Posso adiantar aqui que haverá também um estímulo financeiro para o jovem que realizar o Enem”, acrescentou.
“Será uma forma de incentivar os alunos regulares do ensino médio, que receberão esse auxílio financeiro ao longo dos três anos, mas, no último ano, no 3º ano, eles receberão um percentual, um valor específico para realizar a prova do Enem”, explicou o ministro.
Camilo Santana destacou a importância de convencer os jovens de que não há custos para eles e que essa é uma oportunidade crucial para acessar o ensino superior. “Não há motivo para que o jovem não faça o Enem”, enfatizou.
Dados do Ministério da Educação indicam que aproximadamente metade dos estudantes concluindo o ensino médio em 2023 participaram da última edição do Enem. Santana também ressaltou que, dentre os inscritos, muitos não chegaram a realizar a prova. Dos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio inscritos para o exame, apenas 1 milhão participaram efetivamente.
“É necessário identificar os motivos em cada rede, em cada estado, e dialogar com as redes para compreender essas razões”, afirmou o ministro.
Edição: Fernando Fraga