Amazonas lidera em desproporção: estado tem apenas 39 policiais penais para todo o sistema prisional

Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que, apesar de ocupar 111% das vagas previstas em lei, efetivo amazonense é o menor do país devido à privatização da gestão prisional e ao uso da PM.

Manaus (AM) — O Amazonas registrou o menor efetivo de policiais penais do Brasil, contabilizando apenas 39 agentes em atividade. Os dados integram a 2ª edição do estudo Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Apesar de ocupar a última posição nacional em números absolutos, o estado não apresenta déficit formal de pessoal. A legislação local prevê apenas 35 vagas para a categoria, o que deixa o Amazonas com uma taxa de ocupação de 111,4%. O próprio relatório do FBSP, no entanto, alerta para a incoerência entre o quadro legal e a demanda real: o volume de agentes é desproporcional ao tamanho da população carcerária amazonense.

Gestão privada e apoio da PM explicam cenário

A disparidade numérica é reflexo do modelo de administração adotado pelo Governo do Estado. No Amazonas, a rotina interna, a alimentação e a assistência médica nos presídios são terceirizadas para empresas privadas. Já as funções ostensivas — como a custódia, a segurança dos perímetros e a escolta de detentos — são absorvidas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Segundo o levantamento, os 39 policiais penais em exercício no estado são remanescentes de concursos antigos para o cargo de agente penitenciário, realizados antes da criação oficial da Polícia Penal pela Emenda Constitucional nº 104/2019.

Abismo nacional

O estudo evidencia dois modelos opostos de gestão prisional no país. No extremo oposto ao Amazonas está São Paulo, que conta com mais de 20 mil policiais penais na ativa — o maior efetivo do Brasil. Diferente do modelo amazonense, o sistema paulista é gerido integralmente pelo setor público, com servidores de carreira responsáveis por todas as etapas da custódia e vigilância.

O relatório do FBSP reúne dados oficiais das secretarias estaduais de Segurança Pública e de Administração Penitenciária das 27 unidades da Federação, mapeando o quantitativo de servidores ativos, a taxa de ocupação das vagas e os impactos dos diferentes modelos de gestão na segurança pública nacional.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fique por dentro

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Receba as notícias!

Veja também

Comentários