População tem feito diversas denuncias a respeito das queimadas, principalmente do lixão da cidade que tem produzido fumaça há mais de 15 dias
População do município de Borba-AM, localizado a aproximadamente 150 km da capital amazonense, tem reclamado frequentemente a respeito das queimadas e da fumaça que tomou a cidade.
Segundo relatos dos moradores do município, a fumaça é decorrente da incineração dos resíduos sólidos despejados no lixão da cidade. Atentamos que a queima destes resíduos a céu aberto é crime ambiental que pode resultar em sanções ao infrator.
Procuramos o Secretário Municipal de Meio Ambiente do município através do telefone com final 1359, mas não obtivemos respostas.
Incêndio nas comunidades ribeirinhas
A realidade das comunidades ribeirinhas do município não é diferente, Na Comunidade Aldeia Vila Nova, vídeos de queimadas e o desespero dos moradores tem chegado nos grupos de whatsapp da Rádio Nortão 89,5 Fm relatando tudo o que muitas comunidades tem passado.
A falta de apoio da defesa civil do município e da Secretaria do Meio Ambiente tem deixado a população que, sofre com as queimadas e a seca, sem respostas.
“Ninguém olha pela gente, já fomos atrás de ajuda, mas desistimos. Nem câmara de vereadores, nem prefeitura e muito menos o governo do estado. Até agora a ajuda do governo federal não chegou por aqui. Já está faltando agua e mantimentos. Sabemos que foi mandado, mas não chegou.” Disse uma moradora desolada.
Segundo os moradores, se não fosse o apoio de outras comunidades próximas e Deus, a situação estaria pior, já que as autoridades não tem olhado para eles.