Os pré-candidatos a prefeito David Almeida (Avante) e Amon Mandel (Cidadania) dividem a maioria das intenções de votos dos eleitores de Manaus que optaram, na eleição presidencial de 2022, pelos dois candidatos que foram ao segundo turno: o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Vale lembrar que tanto Lula, que apoia Marcelo Ramos (PT), quanto Bolsonaro, principal cabo eleitoral de Alberto Neto (PL), têm outros candidatos para o posto de prefeito de Manaus. Os números são da pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (16) pelo RealTime1.
Dos eleitores de Lula que participaram deste estudo, 35% votam em David Almeida (Avante), 29% em Amom Mandel (Cidadania), 13% em Marcelo Ramos (PT), 8% em Roberto Cidade (União), 5% em Alberto Neto (PL), 2% em Wilker Barreto (Mobiliza) e 1% em Maria do Carmo (Novo). Indecisos foram 2% e Branco/Nulo/Não vai votar, 5%.
Já entre os que desejavam a reeleição de Bolsonaro em 2022, 28% disseram votar em Alberto Neto, 25% em David Almeida, 24% em Amom Mandel, 7% em Roberto Cidade, 3% em Marcelo Ramos, 3% em Maria do Carmo, 1% em Wilker Barreto. Indecisos foram 4% e Branco/Nulo/Não vai votar, 5%.
Quantos aos que não optaram por nenhum dos dois no segundo turno de 2022 (Branco/Nulo/Não foi votar), 31% dizem ser eleitor de David Almeida, 29% são Amom Mandel, 8% são Roberto Cidade, 5% são Alberto Neto, 5% são Marcelo Ramos, 3% Maria do Carmo e 2% Wilker Barreto. Indecisos somam 5% e Branco/Nulo/Não foi votar, 12%.
Dados da Pesquisa Quaest
A pesquisa Quaest foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM 07730/2024 e entrevistou 1.002 eleitores de Manaus. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 3,1% para mais ou para menos.