Com o objetivo de tratar do manejo sustentável de jacarés e quelônios, visto como um grande potencial econômico às comunidades amazonenses, a Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou exposição sobre manejo sustentável, nesta quinta-feira (13), no hall de entrada da Casa Legislativa.
Em parceria com o Projeto Pé-de-Pincha, Programa de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foram expostos vídeos e fotos mostrando como é feito o manejo, a captura e o abate dos animais. Também foram disponibilizadas fotos de comunidades que já realizam o manejo de jacarés no Estado, reforçando esta atividade como uma oportunidade de negócio sustentável.
Comestível, mas pouco popular, a carne de jacaré tem potencial econômico no Amazonas, mas a exploração comercial depende da expansão do manejo. Uma degustação da carne foi oferecida.
A iniciativa foi do deputado Sinésio Campos (PT), presidente da Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos da Casa. Uma exposição também mostra o manejo do jacaré o preparo da carne para consumo humano.
O parlamentar argumenta que o manejo de jacaré pode ajudar a reduzir conflitos entre humanos e os crocodilianos, gerando renda para as comunidades interioranas e controlando a população destes animais.