
Tropas do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas apreenderam nesta terça-feira (27), 226 quilos de drogas no Porto de Benjamin Constant, no entorno da unidade de conservação Terra Indígena Vale do Javari, às margens do rio de mesmo nome.
A abordagem foi realizada no contexto da Operação Ágata 2025 – Comando Conjunto APOENA, sob o Comando do 9º Distrito Naval (9ºDN), que intensifica a presença do Estado e colabora no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais nas áreas lindeiras.
Durante a inspeção de uma embarcação regional, com o apoio de um cão farejador do Cmdo Fron SOLIMÕES/8o BIS, localizaram entorpecentes escondidos sob o assoalho da embarcação, exigindo a retirada parcial da estrutura para acesso ao material ilícito.
Foram apreendidos, ao todo, 226 kg de drogas, assim distribuídos:
• 101 kg de pasta base de cocaína;
• 98 kg de maconha; e
• 16 kg de cocaína pronta para consumo.
O tripulante da embarcação foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil da cidade de Benjamin Constant para os procedimentos legais cabíveis, juntamente com todo material apreendido.
Sobre a Operação Ágata
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação é conduzida pelo Comando Conjunto APOENA e busca assegurar a soberania e intensificar a presença do Estado na Amazônia, em ações subsidiárias de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais.
Além disso, também presta assistência aos povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos) nos mais distantes locais. Até o momento, a Ágata Amazônia realizou mais de 45,9 mil assistências médicas e distribuiu cerca de 120 mil medicamentos a cerca de 67 comunidades.
Com uma área de atuação que ultrapassa 510 mil quilômetros quadrados – o equivalente ao território da Espanha – a Operação ÁGATA Amazônia 2025 reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a preservação da floresta, a proteção das populações tradicionais e o enfrentamento firme às atividades criminosas.