O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3), que a partir do mês de fevereiro, a passagem de ônibus na capital amazonense será reajustada. O anúncio foi feito durante entrega de novos coletivos na Avenida das Torres.
Segundo o prefeito, o reajuste acompanha a tendência nacional. Ele explicou que o valor atual de R$ 4,50 estava congelado desde maio de 2024, o que tornaria justificável a mudança. No entanto, o aumento deverá impactar diretamente o bolso dos manauaras.
“Nós vamos ter que negociar os subsídios dos trabalhadores do transporte coletivo e é necessário, como todo o Brasil está fazendo, o aumento da tarifa do ônibus, isso é a correção que nós vamos ter que fazer. Já está no terceiro ano e nós vamos corrigir agora”, declarou o prefeito David Almeida.
David Almeida destacou que a correção deve ocorrer a partir de 1º de fevereiro, mas não confirmou se essa data marcará a entrada em vigor da nova tarifa ou se será apenas o início dos estudos para a correção.
O último reajuste feito em 2023, considerou o aumento de custos operacionais, como combustível (40%), peças e acessórios (70%), e folha de pagamento dos rodoviários, que representava 45% do valor da tarifa.
Desta vez, o prefeito não deixou claro a data para início da cobrança, nem o índice de correção a ser aplicado.