A seca que atinge o Amazonas já afeta significativamente o processo eleitoral no Estado. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), 102 locais de votação, 194 seções e 43.436 eleitores em 19 municípios estão sendo impactados.
São Gabriel da Cachoeira é o município mais afetado, com 13.407 eleitores impactados em 30 locais de votação, totalizando 55 seções. Maués vem em seguida com 7.142 eleitores, seguido por Humaitá (3.686) e Parintins (3.366).
Em São Gabriel da Cachoeira, diversas comunidades estão enfrentando dificuldades devido à seca, incluindo a Comunidade Indígena Ariabú, Comunidade Indígena Balaio, Comunidade Livramento, Comunidade do Tapurucuara Mirim, entre outras.
Ações de prevenção para as eleições
Marcelo Lira, coordenador de cadastro e eleições do TRE-AM, explicou que o órgão está monitorando a situação e implementando diversas ações para mitigar os impactos da seca. As medidas incluem.
- Adiantamento do envio das urnas,
- Manutenção de planos de contingência pelos cartórios eleitorais,
- Transferência de alguns locais de votação para áreas mais acessíveis via fluvial,
- Uso de helicópteros para transporte de materiais e pessoal.
“Todas essas são ações mitigadoras que estão em nosso radar e precisam de ratificação da situação extrema ainda. Por isso, necessita acompanhamento. Estamos realizando nova rodada de questionamentos aos cartórios para atualizar os números constantes”, explicou Lira.