A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços de Enrick Benigno Lima, Marcos Vinícius Mota da Silva e Pedro Henrique de Carvalho Baima, que tiveram a prisão temporária pedida à Justiça.
Eles são considerados foragidos acusados de ter cometido cerca de nove crimes em Manaus, segundo as investigações baseadas em vídeos postados nas redes sociais onde os jovens aparecem dando tiros em postes de iluminação, jogando objetos em moradores de rua, depredando lojas e fazendo pegas em carros luxuosos.
A Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM) e o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) cumpriram três mandados de busca e apreensão em residências relacionadas aos suspeitos, durante a operação ‘Sangue Azul’. No entanto, eles ainda não foram localizados.
O caso ganhou repercussão após a divulgação dos vídeos com o rosto dos acusados nas ruas da cidade durante a madrugada. Eles são filhos de família classe média alta da capital amazonense.
“Uma sociedade ordeira não deve ficar a mercê de pessoas independente da sua condição social e financeira. Vão ter que pagar pelos seus crimes”, disse o secretário de Segurança Marcos Vinícius.
“Eles aparecem disparando com armas de fogo, ateando fogo em locais públicos, danificando alguns comércios e perturbando a vida de algumas pessoas. A Polícia Civil logo conseguiu identificar essas pessoas”, informou o delegado-geral, Bruno Fraga.
Após identificá-los, o delegado Cícero Túlio, do 1º DIP, solicitou ao Poder Judiciário mandados de prisão temporária e buscas, que foram deferidos. Durante as operações, a polícia apreendeu equipamentos eletrônicos e munições calibre .380 em uma das casas dos suspeitos, em um condomínio de alto padrão da cidade.
“Durante todo o dia de hoje [segunda-feira – 21], os policiais civis do 1º DIP realizaram diversas diligências e conseguiram apreender diversos equipamentos eletrônicos, que serão encaminhados ao Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ), da Polícia Civil, para que operacionalizar a quebra de sigilo de dados telemáticos”, falou o delegado.
A polícia solicita que qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro de Enrick, Marcos ou Pedro entre em contato pelos números (92) 98116-9099, do disque-denúncia do 1° DIP, ou pelo 181, da SSP-AM. A identidade do informante será mantida em sigilo.