PF destrói pistas clandestinas usadas pelo tráfico internacional de drogas no Amazonas

Agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) deflagraram uma operação para destruir pistas de pouso clandestinas utilizadas pelo tráfico internacional de drogas em municípios do interior do Amazonas. A ação começou na terça-feira (5) e segue até esta quinta-feira (7), com foco em estruturas montadas em áreas de floresta para dar suporte logístico a organizações criminosas.

Segundo a Polícia Federal (PF), as pistas eram usadas para receber aeronaves vindas de países da fronteira amazônica, como Colômbia, Peru e Venezuela. Após os pousos, os entorpecentes eram transferidos para embarcações responsáveis pelo transporte da carga pelos rios da região.

Durante a operação, os agentes abriram crateras nas pistas e utilizaram explosivos para inutilizar completamente os locais, impedindo novos pousos e decolagens de aeronaves ligadas ao narcotráfico.

De acordo com o delegado da Polícia Federal no Amazonas, Victor Motta, a ofensiva busca atingir diretamente a estrutura logística das facções criminosas que atuam na região.

“Agora vamos atacar justamente essa parte logística para impedir que o tráfico continue utilizando essas pistas no transporte de drogas”, afirmou.

A PF informou ainda que as áreas destruídas passarão a ser monitoradas por satélite para evitar que as pistas sejam reconstruídas e reutilizadas por grupos criminosos.

As investigações apontam que os locais já eram monitorados pelas forças de segurança e estariam ligados a operações recentes de combate ao narcotráfico no Amazonas. Somente neste ano, ações integradas resultaram na destruição de aeronaves, apreensão de armamentos de grosso calibre, quase uma tonelada de drogas apreendidas e prisões de suspeitos envolvidos com o tráfico internacional.

A operação foi realizada pela Ficco, força-tarefa composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e outros órgãos de segurança pública.

Amazônia concentra milhares de pistas clandestinas

Um levantamento do Ministério da Defesa, obtido por meio da Lei de Acesso à Informação, aponta que a Amazônia possui 2.837 pistas clandestinas ligadas ao tráfico de drogas e ao garimpo ilegal.

As maiores concentrações estão nos estados de Mato Grosso, com 967 pistas, Pará, com 942, e Roraima, com 385.

Segundo o delegado Victor Motta, as organizações criminosas envolvidas no narcotráfico possuem alto poder financeiro e muitos integrantes tentam ocultar a atuação criminosa se apresentando como empresários.

“São pessoas que vivem em residências de alto padrão e conseguem adquirir aeronaves, helicópteros e aviões. Atuam no tráfico, mas se misturam facilmente na sociedade”, declarou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fique por dentro

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Receba as notícias!

Veja também

Comentários