Almeida foi nomeado ao cargo após Carlos Alberto Mansur ser exonerado da pasta na noite desta terça-feira (29).
O coronel da Polícia Militar, Vinícius Almeida assumiu a Secretaria de Segurança-Pública do Amazonas (SSP-AM), segundo o Governo do Amazonas. Ele foi nomeado ao cargo após Carlos Alberto Mansur ser exonerado da pasta na noite desta terça-feira (29).
Antes de ser nomeado para a pasta, o coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida era o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas.
Carlos Alberto Mansur foi exonerado após ser um dos alvos da Operação Comboio, deflagrada em duas cidades do estado e em São Paulo. As investigações apontam crimes de extorsão e corrupção na alta cúpula da pasta.
Além do secretário, outras cinco pessoas foram alvo da operação. Na lista, estão dois capitães, um delegado, um coronel e Victor Mansur, filho do secretário.
Histórico
Almeida é natural de Atalaia do Norte, no Amazonas. É bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará; possui especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva; possui curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Polícia Militar da Polícia Militar do Rio de Janeiro e está cursando Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Já foi Comandante da 12ª CICOM; Comandante do Batalhão de Trânsito; Comandante da 10ª CICOM; PM 6 (Gerente de Projetos); Diretoria de Tecnologia da Polícia Militar do Amazonas (Gestão de Projetos); Diretor de Tecnologia e Comunicação e do Setor de Gestão de Projetos da SEAGI/SSP, Idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão.
Foi secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Possui Curso de Direitos Humanos, Curso de Operações de Choque, Curso de Resgate de Reféns, Curso de Combate com Armas Curtas, Curso de Imobilizações Táticas, Curso de Segurança de Dignitários e Diversos Cursos de Gestão de Projetos e Pessoas.