Venda Digital de veículos supera 800 mil transações e chega ao Amazonas

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) tem registrado uma adesão crescente de usuários, impulsionando o sucesso de aplicativos como a Venda Digital.

Este serviço, que facilita a transferência de veículos, ultrapassou a marca de 800 mil operações concluídas entre proprietários de diferentes estados do país. Na última quinta-feira (18), o Amazonas tornou-se o 21º estado a adotar a funcionalidade da Venda Digital.

“Como mostram os números, a Venda Digital chegou para facilitar a vida dos cidadãos ao desburocratizar e agilizar o serviço de transferência veicular, com segurança garantida e maior comodidade para todos”, avaliou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Atualmente, a Venda Digital está disponível em 21 estados brasileiros. Apenas o Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Santa Catarina ainda não aderiram à nova tecnologia.

Como funciona?

A Venda Digital permite a transferência de veículos de um proprietário para outro por meio da CDT. A segurança do processo é garantida pelo login do usuário com conta prata ou ouro na plataforma gov.br, além da biometria facial para a assinatura digital.

O reconhecimento de firma em cartório é dispensado, pois a biometria valida as identidades do comprador e do vendedor. Contudo, a legislação de trânsito exige a realização de vistoria para a transferência da propriedade, o que demanda comparecimento ao Detran.

A facilidade está disponível apenas para proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital (ATPV-e).

Com a expansão contínua da Venda Digital, espera-se que mais estados brasileiros adotem a tecnologia, simplificando ainda mais os processos de transferência de veículos para os cidadãos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *