HUMAITÁ (AM) – Com público seleto, foi aberta na quarta-feira, 23, no auditório do Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a 2ª Conferência Municipal de Cultura na cidade de Humaitá, a 590 quilômetros da Capital Manaus.
O Governo do Estado, através do Conselho Estadual de Cultura destacou dois integrantes do órgão para auxiliar na elaboração do Conselho Municipal, Plano de Trabalho e do Regimento Interno do órgão. O evento seguirá nesta quinta-feira, 24. Na oportunidade, serão eleitos, em votação aberta, os conselheiros que participarão da Conferência Estadual, em março de 2024.
De acordo com o Conselheiro André Durandi, o município de Humaitá ainda não criou, não instalou nem fez funcionar, ainda, o seu Conselho nem tem um Plano. Porém, já conta com seu Fundo Municipal de Cultura, “o que o possibilitará acessar leis de incentivo e o ajudará na captação de recursos, no público e privado”.
Atrás de outros municípios, a exemplo de Manaquiri, e enquanto o resto do país está na adianteira, quase de última hora, “a Secretaria de Cultura e Turismo corre atrás do prejuízo e só, agora, faz a sua 2ª Conferência Municipal de Cultura sob o tema “Democracia e o Direito à Cultura”, etapa municipal da 4ª Conferência Nacional, a ser realizada em março do ano que vem, em Brasília.
O secretário de Cultura e Turismo, Ronaldi Nogueira Siqueira, distribuiu 600 convites entre a classe artística, Vereadores, empresários, escolas e autoridades. Porém, a abertura oficial da Conferência contou menos de 70 pessoas no primeiro dia do evento – o que demonstrou, segundo analistas, pouco interesse de quem faz ou vive da cultura humaitaense.
Além da elaboração do Regimento Interno, foi feita a formatação de um plano de trabalho e da montagem do Conselho Municipal de Cultura que, segundo a coordenação da Conferência que, “serão postos em discussão e possível aprovação, simultaneamente, à eleição dos conselheiros que participarão da Conferência Estadual, em Manaus, ano que vem.
4ª CONFERÊNCIA NACIONAL – Segundo a advogada humaitaense, Altanira Ulchoa, 61, “Conferência Nacional de Cultura é o encontro de agentes culturais de todo o Brasil para o debate das políticas culturais no país’. É organizado pelo Ministério da Cultura e precedido por conferências setoriais, estaduais e municipais de cultura para que sejam credenciados às leis de incentivo, entre as quais, as leis Aidir Blanc, Paulo Gustavo e outras.
De acordo com a consultora, “só a política nacional Audir Blanc, irá repassar recursos a estados e municípios cerca de R$ 15 bilhões até 2027”. O governo federal, através do Ministério da Cultura (MinC), ocupado pela ministra Margareth Menezes, com isso, vai gerar mais emprego e renda ao impulsionar a economia da cultura brasileira.
XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico, trabalhou pelos jornais A Notícia, O Povo do Amazonas, Diário do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, portais “ZACARIAS” (AM), NEWSRONDONIA (RO), A TRIBUNA (RO), O PARCELEIRO (RO), Diário de Macapá (AP), O Estado do AMAPÁ (AP), Jornal A GAZETA (AC), Folha do Acre, O Roraima (RR), Agência de Notícias da Amazônia (DF) e da SUDAMÉRICA.