O Colégio Militar de Manaus (CMM) está concorrendo ao prêmio internacional “Melhor Escola do Mundo”, promovido pela T4 Educations. A instituição foi selecionada na categoria “Inovação” pela oferta do curso regular de ensino a distância (EaD) em áreas remotas.
O comandante e diretor de ensino do CMM, coronel Alexandre Magno, explicou como o programa é desenvolvido e como escola conseguiu se destacar em premiações nacionais e internacionais.
Segundo ele, há 22 anos, o colégio oferece o curso regular de EaD, sendo a única unidade escolar, dos 15 colégios espalhados pelo Brasil, a disponibilizar o programa. O curso atende filhos de militares que precisam acompanhar os pais em missões por diferentes estados do país e também em outras localidades no exterior.
Segundo Magno, o Colégio Militar de Manaus é a única escola do país a oferecer a educação a distância 100% on-line.
“Para o prêmio, a gente destacou o nosso programa de ensino à distância, que é o único do Brasil que permite que tudo seja feito on-line, desde a matrícula até a obtenção do certificado, passando por todas as aulas e avaliações”, destacou.
Atualmente, cerca de 500 alunos das áreas mais remotas do mundo são beneficiados pelo programa.
“O programa de ensino à distância visa atender a uma necessidade bem específica do Exército, Marinha e Aeronáutica, que é manter os filhos de militares transferidos para guarnições especiais de fronteira ou para missões no exterior no ensino regular brasileiro”, explicou o coronel Alexandre Magno.
Além de Manaus, o colégio conta com polos de apoio situados nos municípios do interior do Amazonas, são eles: Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Tefé. Além disso, existe também uma unidade na capital de Roraima, Boa Vista.
Nos locais, turmas de até 15 alunos recebem orientação presencial de tutores e profissionais da área de educação.
Entre os estudantes, está Anderson Taviano, natural do município de Cristalina, em Goiás, atualmente residindo em Tefé, no interior do Amazonas. Ele contou como está sendo a primeira experiência dele com o ensino EaD.
“Sendo sincero, quando eu vim para Tefé, tive um pouco de medo em relação à educação, o que seria oferecido a mim, mas posso garantir que a plataforma EaD me ajudou bastante, sobretudo no que traz ao direcionamento a prova da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), dos concursos militares, que é o que almeja pro meu futuro, é a carreira que eu quero seguir”, disse.
Outra aluna atendida pelo programa no município de Tefé é Ana Beatriz, natural do estado do Rio de Janeiro. A adolescente contou que o curso tem a ajudado se preparar para os vestibulares, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela enfatiza ainda que ter um polo de EaD no interior do estado é um diferencial.
“O polo presencial também é maravilhoso e nos ajuda a ter esse contato com outras pessoas”, destacou.
Colégio Militar de Manaus concorre ao prêmio internacional ‘Melhor Escola do Mundo’ — Foto: Rede Amazônica
Major Lessa é militar e pai de dois alunos assistidos pela iniciativa. Ele diz constatar a contribuição do programa no aprendizado dos filhos atendidos pelo curso de educação a distância do CMM.
“Entendo que esse conjunto de ferramentas pedagógicas contribui na busca individual de desenvolvimento de cada um”, afirmou.
Como funciona o programa
O colégio oferece o curso EaD para turmas do 6° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio com as disciplinas do ensino regular.
“Eu sempre falo que o Colégio Militar de Manaus tem alunos espalhados, de São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro até em Jacarta, na Indonésia”, contou.
Ainda segundo o diretor de ensino da instituição, a totalidade de estudantes muda semanalmente. Ele explica que a permanência dos alunos no curso EaD depende do tempo de missão dos pais nas localidades em que estão.
Polo de apoio do curso EaD do Colégio Militar de Manaus em Tefé — Foto: Arquivo/CMM
Para atender esses alunos, a equipe hoje funciona com 48 profissionais, sendo 36 professores. Os tutores atendem as dúvidas por meio de chats na própria ferramenta do programa, onde os conteúdos estão disponíveis.
“Nosso ambiente virtual de aprendizagem é todo gamificado. Ele usa componentes de jogos eletrônicos para prender a atenção do aluno. Além disso, por ser um ambiente virtual todo eletrônico, todo informatizado, ele permite que o professor tire dados estatísticos sobre como foi o desempenho do aluno em cada tarefa”, explicou o tenente Henrique Oliveira Lima.
O principal desafio enfrentado pela instituição para execução do programa é a conexão de internet, conforme explicou o comandante do CMM.
“Hoje eu diria que o nosso maior desafio é técnico, é conseguir uma internet de qualidade nos rincões da Amazônia, mas a gente compensa isso com muita flexibilidade dos professores, como no período de execução das avaliações pelos alunos”, disse o coronel Alexandre Magno.
Comandante e diretor de ensino do Colégio Militar de Manaus, coronel Alexandre Magno — Foto: Rede Amazônica
Prêmio ‘Melhor Escola do Mundo’
As escolas finalistas do prêmio internacional “Melhor Escola do Mundo” (World’s Best School Prizes) disputarão R$ 50 mil em cada categoria do concurso. Criado pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, a premiação reconhece iniciativas de educação que, de modo criativo, mudam a vida dos alunos de determinada região.
Em reconhecimento por levar educação a áreas remotas enfrentando os desafios geográficos e logísticos, o Colégio Militar de Manaus, disputa a categoria “Inovação”.
Nesta fase do prêmio, as escolas contam com o apoio popular por meio de votação, que segue aberta até o dia 27 de junho. Para acessar o link de votação, basta acessar aqui.
Caso o Colégio Militar de Manaus ganhe o Prêmio de Melhor Escola do Mundo em Inovação, o dinheiro do prêmio será investido na melhoria de sua infraestrutura digital.
“Esta melhoria visa alargar o alcance educativo e elevar a qualidade da aprendizagem em áreas ainda mais desfavorecidas, garantindo que nenhum aluno seja deixado para trás devido a restrições geográficas”, informa o CMM.
Além da premiação internacional, o CMM já recebeu vários prémios, incluindo o Prémio de Inovação Digital e o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, que reconhece as melhores práticas em aprendizado, desempenho e transformação digital.