A Polícia Federal (PF) realiza nesta quarta-feira (7), em Manaus, a Operação Bogeyman, que investiga o armazenamento e distribuição de material contendo abuso infantil na dark web. Um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra um suspeito foram cumpridos.
Segundo a PF, as investigações começaram em 2023 após a apreensão dos materiais contendo crimes contra os menores em fóruns da internet. O conteúdo estava em posse de um dos administradores da comunidade on-line. Após a polícia usar serviços de inteligência através de softwares, foi possível identificar o suspeito.
De acordo com a investigação da polícia, o acusado cometeu pelo menos 16 crimes de estupro de vulnerável. Das nove vítimas, quatro foram identificadas e todas tem parentesco com o suspeito. Segundo a PF, no fórum o homem divulgava tutoriais sobre como cometer o abuso contra crianças.
Na chegada dos policiais ao local, foram encontradas três crianças. O Conselho Tutelar, que acompanhou a operação, realizou a identificação dos jovens.
O homem deve ser indiciado pelos crimes de estupro de vulnerável, produção e distribuição de material de abuso sexual infantil. Ele já se encontra à disposição da Justiça.
A PF pede que suspeita de abuso sexual infantil seja denunciada pelo Disque 100, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. A discagem é gratuita.
A expressão Bogeyman é bicho-papão, na tradução literal do inglês.