FIM DA AUTOESCOLA OBRIGATÓRIA PARA CNH É APROVADO PELO CONTRAN

Custo da Habilitação pode Despencar em 80%, Tornando o Documento Mais Acessível

BRASÍLIA – Uma verdadeira revolução no trânsito brasileiro está a caminho! O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) bateu o martelo e aprovou nesta segunda-feira (1º) uma resolução que acaba com a obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas para quem busca tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A decisão, que foi aprovada por unanimidade após consulta pública, é a principal aposta do Ministério dos Transportes para desburocratizar e baratear o processo de obtenção do documento, especialmente para as categorias A (motos) e B (carros de passeio).

O impacto no bolso do cidadão é drástico: o custo atual, que pode ultrapassar os R$ 5 mil, tem potencial para cair em impressionantes 80%.

“O Brasil tem milhões de pessoas que querem dirigir, mas não conseguem pagar. Baratear e desburocratizar a obtenção da CNH é uma política pública de inclusão produtiva, porque habilitação significa trabalho, renda e autonomia.”

Renan Filho, Ministro dos Transportes.

A pasta defende que a medida vai muito além da economia. O objetivo é promover a inclusão produtiva, dando chance a milhões de brasileiros que hoje dirigem sem habilitação (cerca de 20 milhões) ou que têm idade, mas não têm o documento (mais 30 milhões).


O QUE MUDA NA PRÁTICA?

Apesar do fim da obrigatoriedade das aulas, os exames teórico e prático continuam obrigatórios e são eles que irão atestar a capacidade do futuro condutor. O foco, segundo o ministro, é seguir o padrão de países como EUA e Canadá: avaliação, não quantidade de aulas.

  • CNH MAIS BARATA E FLEXÍVEL: O candidato agora pode escolher como se preparar, seja em autoescolas tradicionais, ou por meio de instrutores autônomos credenciados pelos Detrans, aumentando as opções e a concorrência.
  • AULAS TEÓRICAS GRÁTIS E ONLINE: O Ministério dos Transportes vai disponibilizar um curso teórico gratuito e digital. Quem preferir o presencial ainda poderá optar por autoescolas ou instituições credenciadas.
  • CARGA HORÁRIA PRÁTICA REDUZIDA: A exigência das 20 horas-aula práticas foi flexibilizada. Agora, a carga horária mínima será de apenas duas horas.
  • TUDO FISCALIZADO: Tanto autoescolas quanto instrutores autônomos passarão por fiscalização dos Detrans e terão de cumprir requisitos nacionais, sendo identificados digitalmente na Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A resolução também mira nas categorias profissionais C, D e E (caminhões, ônibus e carretas), prometendo processos mais ágeis e menos burocráticos para a formação de motoristas de carga e passageiros.

A nova regra entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *