Band Amazonas promove debate com 5 candidatos à prefeitura de Manaus

Nesta quinta-feira (8), às 21h30, a Band Amazonas realiza o primeiro debate em tv aberta entre os pré-candidatos a prefeito de Manaus. Foram convidados, em ordem alfabética, os candidatos Amom Mandel (Cidadania/PSDB), Capitão Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT/PCdoB/PV) e Roberto Cidade (União Brasil).

O critério de participação no debate segue resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a representatividade do candidato no Congresso Nacional, no qual o partido precisa ter no mínimo 5 parlamentares (deputados federais + senadores) (art. 46, Lei 9504/97; art. 44, § 1º, Resolução TSE 23.610/2019). Por issso, Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) ficaram de fora.

O mediador do debate será o jornalista Neto Cavalcante. O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. As regras foram acertadas em comum acordo com os representantes dos partidos.

Confira como será o debate:

  • No primeiro bloco, seguindo a ordem definida em sorteio prévio, cada candidato vai poder se apresentar e responder uma pergunta da produção em um minuto.
  • No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. Cada candidato, pergunta uma vez e escolhe o candidato que vai responder. Cada candidato escolhido só poderá responder uma vez.
  • No terceiro bloco os candidatos respondem perguntas elaborada por jornalistas e apresentadores da Band Amazonas e Rádio Band News FM. O jornalista faz a pergunta e sorteia o candidato que vai responder. O candidato por sua vez, SORTEIA outro candidato para comentar a resposta. O perguntado replica. Cada candidato só poderá responder e comentar uma vez.
  • No quarto bloco mais uma rodada de pergunta entre candidatos com ordem inversa ao segundo bloco.
  • No quinto e último bloco tem as considerações finais. Cada candidato vai ter 1 minuto para se despedir do eleitor no debate.
    Esse ano, o candidato vai poder levar documentos e aparelhos eletrônicos para o estúdio, não sendo permitido mostrar nada para câmera.
  • Direito de resposta: em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados da Band e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo de um minuto.
Facebook
Twitter
WhatsApp

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *