Nesta quinta-feira (8), às 21h30, a Band Amazonas realiza o primeiro debate em tv aberta entre os pré-candidatos a prefeito de Manaus. Foram convidados, em ordem alfabética, os candidatos Amom Mandel (Cidadania/PSDB), Capitão Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT/PCdoB/PV) e Roberto Cidade (União Brasil).
O critério de participação no debate segue resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a representatividade do candidato no Congresso Nacional, no qual o partido precisa ter no mínimo 5 parlamentares (deputados federais + senadores) (art. 46, Lei 9504/97; art. 44, § 1º, Resolução TSE 23.610/2019). Por issso, Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) ficaram de fora.
O mediador do debate será o jornalista Neto Cavalcante. O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. As regras foram acertadas em comum acordo com os representantes dos partidos.
Confira como será o debate:
- No primeiro bloco, seguindo a ordem definida em sorteio prévio, cada candidato vai poder se apresentar e responder uma pergunta da produção em um minuto.
- No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. Cada candidato, pergunta uma vez e escolhe o candidato que vai responder. Cada candidato escolhido só poderá responder uma vez.
- No terceiro bloco os candidatos respondem perguntas elaborada por jornalistas e apresentadores da Band Amazonas e Rádio Band News FM. O jornalista faz a pergunta e sorteia o candidato que vai responder. O candidato por sua vez, SORTEIA outro candidato para comentar a resposta. O perguntado replica. Cada candidato só poderá responder e comentar uma vez.
- No quarto bloco mais uma rodada de pergunta entre candidatos com ordem inversa ao segundo bloco.
- No quinto e último bloco tem as considerações finais. Cada candidato vai ter 1 minuto para se despedir do eleitor no debate.
Esse ano, o candidato vai poder levar documentos e aparelhos eletrônicos para o estúdio, não sendo permitido mostrar nada para câmera. - Direito de resposta: em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados da Band e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo de um minuto.