A influência ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é maior do que a do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) em nove capitais, incluindo Manaus, de 21 pesquisadas pela Quaest, que divulgou os resultados neste domingo (1o).
Conforme o instituto de pesquisa, Bolsonaro influencia mais que Lula no voto dos eleitores de Boa Vista (RR), Manaus, Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ).
O presidente Lula, por sua vez, influencia mais do que Bolsonaro o voto dos eleitores de três capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Nas outras nove capitais há um empate técnico neste quesito de influência sobre o eleitor. São elas: Belém (PA), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG), Florianopólis (SC), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) Vitória (ES), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
A Quaest não trouxe dados sobre Natal (RN), Goiânia (GO), Palmas (TO), Teresina (PI) e São Luís (MA)
‘”A força das lideranças nacionais capturado pelas pesquisas segue o mesmo padrão que observamos nas eleições de 2022. Bolsonaro venceu Lula em muitas capitais, embora o atual presidente tenha tido vitória significativa em São Paulo capital, um dos resultados mais importantes para a sua vitória. Mas no interior dos estados, principalmente do Nordeste, a situação é melhor pra Lula“, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.
*Com informações do G1.