Em nova portaria, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) suspendeu o limite de 23 toneladas de peso bruto total de veículos para circulação na BR-319.
O documento foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (3).
Conforme o DNIT, um dos motivos para a liberação é o agravamento do período de estiagem no Amazonas, e o elevado volume de pedidos de Autorização Especial de Trânsito-AET, para transitar na rodovia BR-319, devido ao necessário abastecimentos das cidades, deslocamento de pessoas e a garantia de acesso dos cidadãos aos direitos sociais básicos.
De acordo com a portaria, fica restrito a circulação de veículos pesados, no período das 08:00 às 18:00 horas e fica impedido a circulação de veículos pelo Porto do Careiro e no Porto de Humaitá, localizado na BR-319/AM, após o horário de 18:00 horas.
O Rio Madeira, que é a principal via de transporte de mercadorias até Manaus, já está abaixo dos 2 metros de profundidade e atingiu a cota média de 1,80 metro. A previsão é que Manaus fique isolada em menos de um mês por causa da seca severa.