O vice-prefeito de Novo Airão e candidato a prefeito pela oposição, José Nunes Sales, o Baliza (MDB), morreu neste fim de semana num hospital de Manaus, vítima de leucemia. Baliza tinha 75 anos e foi companheiro de chapa e de gestão do atual prefeito Frederico Júnior (União Brasil) por seis anos.
Sem Baliza na corrida sucessória, o candidato do grupo de Frederico Júnior, o procurador geral do município Otávio Farias (União) deve enfrentar o filho do ex-prefeito Wilson Santos, Vitor Santos (PSDB) e o empresário Daniel Gusmão (PL).
Em entrevista a um site local, em março último, Baliza explicou a decisão de sair candidato pela chapa de oposição afirmando que a relação construída entre ele e Frederico Júnior durante os quase seis anos do mandato desabou nos últimos meses, quando o prefeito sinalizou o apoio a Otávio Farias, que nunca disputou uma eleição em Novo Airão.
Para enfrentar o candidato de Frederico nas ruas, o ainda vice-prefeito, revelou que teria como pré-candidato a vice o empresário Anderson da Internet, terceiro colocado na eleição municipal de 2020. Anderson ainda não se manifestou sobre a morte de Baliza e seus planos para a sucessão em Novo Airãoo.