
Três policiais militares do Amazonas, ainda não identificados, foram presos em cumprimento a mandados de prisão durante a Operação Jeremias 22:17, da Polícia Federal (PF), que investiga o sequestro e a tortura de um homem no município de Caracaraí, em Roraima. A operação é realizada desta quinta-feira (22).
Segundo informações repassadas além das prisões, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Manaus. Estão entre os presos o delegado Adriano Felix e o investigador Álvaro Tiburcio, além de um motorista de nome não identificado.
A investigação aponta que os policiais do Amazonas, durante a apuração de um suposto roubo de cassiterita, teriam sequestrado e torturado um suspeito para que ele revelasse o destino de uma carga de minério. Policiais do estado de Roraima também teriam participado da ação.
De acordo com a PF, os suspeitos teriam, em tese, organizado um grupo criminoso com diversas atividades ilegais. Entre essas atividades estariam: escoltar cargas de minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Yanomami; prestar serviços de segurança de forma clandestina; e realizar investigações paralelas sobre roubos de carga.
Ao todo foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Roraima. Além de Roraima e Amazonas, as ações policiais ocorreram também nos seguintes estados:
- Roraima;
- Bahia;
- São Paulo;
- Rio Grande do Sul.
A Polícia Federal ainda não informou por quais crimes os suspeitos detidos irão responder. Os três policiais militares do Amazonas estão à disposição da Justiça.
O caso
De acordo com informações do site Folha BV, no dia 8 de fevereiro de 2023, a Polícia Militar (PMRR) prendeu, em Caracaraí, dois policiais civis do Amazonas suspeitos de sequestrar e torturar um autônomo, que é irmão de um cabo da PM de Roraima.
Eles foram encaminhados para a delegacia do Município. A vítima foi liberada pelos suspeitos com lesões nos pulsos por causa das algemas usadas e no peito em virtude de tapas, e ainda levou um choque no tórax.