Mesmo com estabilização da seca, dragagem deve começar esta semana.
A vazante do Rio Negro se estabilizou nos últimos três dias. Desde sexta-feira a profundidade do rio na orla de Manaus permanece em 12,11 m, segundo medição do Porto de Manaus. Chuvas esporádicas nas cabeceiras dos rios Madeira e Solimões são consideradas determinantes para a retenção da seca.
Mesmo com a estabilização da vazante, a instalação de porto provisório em Itacoatiara pelas empresas portuários Super Terminais e Chibatão para assegurar a transferência de cargas dos navios para balsas, o governo federal deve começar nesta semana a dragagem de trechos do Rio Amazonas em Itacoatiara (a 276 quilômetros de Manaus).
O navio que fará a dragagem do Rio Amazonas já está em Manaus para o processo de admissão temporária da Receita Federal e vistoria por parte da Marinha nesta segunda-feira (14).
O navio-draga Hopper Lindway partiu do porto de Norfolk, na Virgínia (EUA), em 21 de setembro e chegou a capital amazonense no último sábado (12), completando o trajeto em 21 dias.
Após a admissão e inspeção, o navio seguirá para Itacoatiara, onde dará início à dragagem dos dois trechos mais desafiadores para o transporte de cargas e suprimentos destinados ao comércio e às indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O Lindway foi contratado pela DTA Engenharia, vencedora da licitação para a execução da dragagem, com um contrato no valor total de R$ 118,9 milhões. A previsão é que o trabalho seja concluído em 45 dias.