‘Operação Militia’: veja quem são os policiais militares e civis presos por integrarem milícia em Manaus

Nove policiais , sendo oito deles militares , foram presos nesta terça-feira (29) por envolvimento em crimes de roubo e extorsão.

Nove pessoas foram presas nesta terça‑feira (29) durante a Operação Militia, realizada pela Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (PROCEAP) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP‑AM).

Entre os detidos estão quatro policiais militares da Força Tática, outros PMs lotados em Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), um PM aposentado e um perito da Polícia Civil do Amazonas.

A ação ocorreu na sede da Força Tática, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital. Além dos mandados de prisão, foram cumpridas ordens de busca e apreensão.

Durante a ação foram apreendidas armas e cerca de R$ 11 mil em espécie. Ao todo, foram apreendidas 17 armas, sendo quatro fuzis, e cumpridos 32 mandados, entre prisão e busca e apreensão.

Segundo o MP‑AM, o grupo é suspeito de integrar uma milícia responsável por crimes de roubo, extorsão e associação criminosa em diferentes bairros de Manaus. De acordo com as investigações preliminares, os suspeitos utilizavam a estrutura e o poder das instituições de segurança pública para praticar ilícitos com violência e intimidação—conduta típica de milícias urbanas.

Os crimes, ocorriam principalmente em áreas periféricas, onde comerciantes, moradores e até criminosos rivais eram coagidos a pagar valores ao grupo. Durante a operação, policiais apreenderam armas, celulares, documentos e outros materiais que serão analisados nas próximas fases da investigação.

O promotor Armando Gurgel Maia revelou que as investigações iniciaram após um caso registrado em fevereiro deste ano. Na ocasião, um grupo de pessoas paramentadas com coletes, balaclavas e armamentos longos, foram flagrados retirando um homem de um carro.

“A vítima foi retirada do carro e dai em diante ela sumiu, ficando um bom tempo, até o final da tarde, quando ela foi liberada e encontrada por uma equipe da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) no bairro Santa Etelvina”, explicou.

Durante as investigações, os agentes de segurança conseguiram localizar um casal, vítima de uma abordagem semelhante. Os criminosos extorquiram cerca de R$ 300 mil do casal. “A partir desses dois fatos fomos fazendo os levantamentos e identificações de alguns desses envolvidos”.

Os suspeitos foram levados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde prestam depoimento. Em seguida, devem passar por audiência de custódia e ficar à disposição da Justiça.

Confira os nomes dos investiados/presos

  • .Júlio de Almeida Lima Filho – Tenente PM (aposentado)
  • Alerson de Almeida de LIma ( miltiar trabalha na 23 CICOM) –
  • Marcílio B. Pantoja – (Força Tática)
  • André Luiz Silva de Sá (Força Tática)
  • Alijhone C. Gouveia (Força Tática)
  • Augusto César V. Guimarães ( Força Tática)
  • João Bosco de Assis Alves ( Cavalaria )
  • Eldon Nascimento de Souza ( PM que serve na CPA/SUL)
  • M. A. F. DE A. – ( Perito da Polícia Civil)

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, afirmou que a polícia não compactua com os crimes cometidos pelos agentes e que a PM está à disposição dos órgãos de fiscalização e controle.

“A Polícia Militar recebe com muita seriedade. Nós acreditamos que esses policiais que estão envolvidos nessa investigação, nesses crimes, eles não representam os mais de 8.500 policiais que estão na rua, que têm um compromisso com a sociedade de proteger e servir”, disse.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *