A polícia federal apreendeu 4 toneladas de drogas, na comunidade Vila Nova, a três horas de barco da sede do município de Tabatinga, região do Alto Solimões, interior do Amazonas. Esta foi a maior apreensão de drogas da história do estado.
A região do faz parte da chamada “Rota do Rio”, um conhecido ponto de escoamento de drogas para todo o Brasil. Parte da droga estava escondida dentro de uma casa de madeira e a outra estava enterrada nas imediações da residência.
No local também foi apreendido um fuzil e outras duas armas de fogo. Ainda segundo a PF, o entorpecente vinha da Colômbia, era armazenado na comunidade e depois transportado para Manaus de onde seria distribuído aos grandes centros do Brasil e fora do país.Até o momento três pessoas foram presas.
Essa é já é considerada pelas forças de segurança a maior apreensão de cocaína da história no estado do Amazonas. Até então, o recorde era de pouco mais de 2 toneladas de cocaína apreendidas no Rio Solimões, nas proximidades do município de Codajás, no interior do estado, em maio deste ano.