A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em operação na Rodovia Washington Luiz, próximo a Duque de Caxias, no Rio de Janairo apreendeu quatro fuzis de fabricação sérvia, duas pistolas Glock, importadas da Áustriaum, dez carregadores e 775 kg de maconha – do tipo skank dentro de um caminhão.
Todo o material apreendido teria vindo da capital amazonense, ainda conforme as informações policiais. Além da apreensão, foi preso em flagrante um homem de identidade ainda não divulgada, que dirigia o veículo.
Um quinto fuzil, de fabricação nacional com símbolos da Venezuela, também foi apreendido. Todos os fuzis são de calibre 7,62mm.
O material tinha como destino a favela da Rocinha e foi interceptado pelos federais durante operação realizada na última quarta-feira (24), na cidade carioca.
De acordo com os policiais, o motorista do caminhão preso na abordagem, disse que a mercadoria encontrada partiu de Manaus e que receberia pagamento pelo transporte da carga no Rio Janeiro. O dono da mercadoria transportada, porém, não foi revelado pela PF para não atrapalhar as investigações.
Apreensões:
Um relatório recente da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SSI) revelou que, no último ano, mais de 90% dos 492 fuzis apreendidos no Rio foram de fabricação estrangeira, principalmente dos Estados Unidos, com destaque para os fabricados pela Colt. Do total, 199 fuzis eram dessa marca e outros 43 de diferentes fabricantes da Europa e Oriente Médio.
Além desses, 194 fuzis apreendidos foram montados no Brasil a partir de peças ilegais.
A investigação destaca que a maioria desses fuzis é encontrada em áreas de conflito territorial entre facções criminosas e milícias.
Fonte: O Dia