Um avião de pequeno porte foi apreendido neste fim de semana após fazer um pouso de emergência em uma comunidade rural de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) chegando na na cidade nesta segunda-feira (11).
O acidente aconteceu nas proximidades da comunidade de Caiambé. Moradores da região acionaram a Polícia Militar para informar sobre o acidente com a aeronave de pequeno porte.
Além da aeronave anfíbia, modelo Paturi, matricula PU-SCC, os policiais apreenderam dois telefones celulares, um comunicador por satélite e gasolina.
O piloto de 60 anos foi detido para averiguações e afirmou que aeronave seguia para uma região de garimpo no município de Japurá.
A avião entrou em pane e ele teve de fazer o pouso no rio em Tefé. O homem disse que não portava documentos pessoais, nem da aeronave e afirmou que era do estado de Rondônia.
O homem foi levado à unidade policial e teria dito aos policiais que estava indo de Manaus a Japurá, de onde seguiria para uma área de garimpo.
Os relatos indicavam que o avião tinha caído e estava sendo rebocado, por uma canoa, para a margem.
Os policiais militares seguiram ao local indicado e encontraram o piloto da aeronave fazendo o reboque do avião anfíbio. Houve a ordem para que ele interrompesse a atividade e uma busca foi realizada na aeronave. Conforme a PM, não foram encontrados ilícitos.