Wilson Lima culpa o Estado do Pará por fumaça densa que cobre o Amazonas.

Video foi divulgado nas redes sociais nesta sexta feira, 03/11


O governador do Amazonas, Wilson Lima(União Brasil) divulgou um vídeo nas redes sociais onde afirma que a fumaça que vem cobrindo boa parte do Amazonas é resultado de queimadas no sul do Estado do Pará.

No video, o governador do Amazonas afirma que o estado vizinho começa a sofrer com à estiagem e que o Amazonas tem trabalhado para diminuir os focos de incêndio. Wilson afirma que “nós sofremos uma injustiça climática”, já que o Estado do Amazonas não é o causador dos problemas que estamos enfrentando neste momento.

Ao final do video, o governador pede para que as pessoas bebam muita água.

Números Alarmantes

O Amazonas enfrenta uma séria crise de queimadas em 2023. Nos primeiros oito dias de outubro, o estado já registrou 2.073 focos de incêndio, superando todo o total de outubro do ano passado. Essa “onda de queimadas” começou em agosto, quando o Amazonas registrou pouco mais de 5.4 mil focos de incêndio em todo o estado. Setembro também foi um mês crítico, com quase 7 mil focos de calor, o segundo pior setembro desde 1998, quando o monitoramento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou. A situação é tão grave que o Amazonas chegou a decretar emergência ambiental.

Até o momento, os municípios de Lábrea, Boca do Acre e Novo Aripuanã lideram o número de queimadas na Amazônia em outubro. Esses três municípios representam 37% do total de incêndios registrados no Amazonas. Lábrea tem 306 focos de calor, Boca do Acre tem 248, e Novo Aripuanã tem 220. Essa situação é alarmante e requer atenção urgente.

Veja o video na integra

Facebook
Twitter
WhatsApp

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *