Entenda a diferença dos sintomas de dengue e de covid-19

País atravessa período de aumento de casos das duas doenças

Em meio a um cenário de crescimento nos casos de dengue e ao aumento das infecções por covid-19 no Brasil, sintomas como febre, dor de cabeça e mal-estar têm gerado preocupações e dúvidas entre a população. Diante desse panorama epidemiológico, é crucial discernir os sinais distintivos de cada enfermidade.

Em uma entrevista à Agência Brasil, o infectologista do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Albert Einstein, Moacyr Silva Junior, destacou que, apesar de ambas serem causadas por vírus, dengue e covid-19 têm formas de transmissão completamente diferentes. Enquanto a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a covid-19 se propaga por meio do ar, através do contato próximo com uma pessoa infectada, como tosse ou espirro.

“A transmissão da covid-19 ocorre de pessoa para pessoa. É uma transmissão respiratória por meio de tosse, espirro, gotículas, ou contato das mãos. Muitas vezes, uma pessoa infectada assoa o nariz, não higieniza as mãos e passa o vírus para outra pessoa. Já a dengue está relacionada ao mosquito. O mosquito pica uma pessoa infectada e, posteriormente, pica outra pessoa saudável, transmitindo o vírus de um indivíduo para outro, mas você tem o vetor.”

O infectologista esclarece as diferenças básicas nos sintomas das duas doenças:

“Quando se trata da covid-19, os sintomas estão muito relacionados a um quadro respiratório ou a um resfriado comum, com dor no corpo. Na dengue, geralmente, os sintomas são mais secos. O quadro respiratório frequentemente está ausente. Não haverá infecção das vias aéreas superiores. Há mais dor atrás dos olhos, dor no corpo, mal-estar. Não estará associado a coriza, tosse ou expectoração.”

Facebook
Twitter
WhatsApp

Não perca as principais notícias. Se inscreva para receber tudo em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *